Neste artigo partilharemos algumas das certificações mais importantes de IT que podem abrir novas janelas de oportunidade neste setor de atividade, especialmente para quem procura emprego. Quando os recrutadores se encontram em processo de seleção de candidatos, o tópico das certificações é dos primeiros a ser analisado. Estar a par das melhores práticas e tendências do mercado, saber quais as competências mais procuradas no setor das tecnologias de informação e investir em certificações, vão seguramente valorizar e evidenciar o domínio técnico do profissional. Este caminho de aprendizagem e especialização é, portanto, uma alternativa para obter novo conhecimento, impressionar e ganhar destaque perante outros candidatados que estejam na mesma etapa de recrutamento.

CompTIA (Computing Technology Industry Association)

A iniciar carreira na área de IT? As nossas sugestões podem ajudar a alcançar uma nova oportunidade de emprego.

A CompTIA apresenta uma variedade enorme de certificações tecnológicas:
CompTIA A+
Para um nível de iniciante esta é a melhor opção, pois inclui as bases de hardware, suporte técnico e solução de problemas. Este certificado cobre as regras de boas práticas de segurança, rede, gestão, procedimentos operacionais, dispositivos móveis e sistemas operativos.

Microsoft Technology Professional

A Microsoft (MTA) oferece diferentes níveis para utilizadores iniciantes, englobando um vasto número de tópicos, como:

Aspetos Fundamentais do Sistema Operativo Windows
Aspetos Fundamentais da Administração do Windows Server
Aspetos Fundamentais sobre Redes
Aspetos Fundamentais sobre Segurança
Aspetos Fundamentais sobre Desenvolvimento de Software

Cada um destes temas funciona como um MTA individual, não existindo limite de MTAs que pode frequentar. De igual forma, não há estudos obrigatórios, e por isso, os exames poderão ser realizados quando pretender.

Melhores Certificações de Segurança de IT

O número de ataques informáticos tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos e nessa perspetiva, muitas oportunidades têm surgido também na área de gestão e segurança da rede informática. Conheça algumas das certificações mais valiosas nesta área.

Certificações ISACA

A associação ISACA disponibiliza cinco programas globais de certificação:

Certified information system auditor: o CISA é uma certificação fundamental. Como o nome indica, este exame é direcionado a profissionais de sistemas de informação (SI) que monitorizam, controlam e avaliam os sistemas de IT ou de negócios de uma empresa.
Certified information security manager: a credencial líder para gestores de segurança de informação. O CISM foi projetado para pessoas que criam e gerem programas de segurança de informação.
Certified in risk and information system controls: o CRISC credencia profissionais e gestores de projetos responsáveis pela segurança da informação e o seu impacto geral nas empresas.
Certified in governance of enterprise IT: o CGEIT demonstra sua compreensão dos princípios e práticas de gestão de IT corporativa, sendo uma das certificações mais procuradas.
Cybersecurity practitioner (CSX): num período de constante evolução de ameaças à cibersegurança, a certificação CSX apresenta uma abordagem atualizada perante os padrões mais recentes de segurança e risco.

Melhores Certificações de Rede

A Cisco é líder em tudo o que diz respeito a redes. Um certificado da Cisco é muito valioso para pessoas que pretendem seguir a área de IT no setor de redes, sendo os essenciais:

Cisco certified network associate (CCNA): o certificado CCNA é o nível básico da Cisco e permite especialização em nuvem, operações cibernéticas, data center, segurança, provedor de serviços ou wireless.
Cisco certified network professional (CCNP): um passo à frente das certificações do nível CCNA, esta é uma opção mais avançada do que as mencionadas no tópico acima.

Melhores Certificações para Sistemas de Nuvem

Cada vez mais, as empresas começam a usar o sistema de nuvem na área de IT. Por esse motivo, existe uma maior procura por pessoas com certificações relacionadas com armazenamento na nuvem. Muitas delas são específicas para fornecedores individuais, como: CompTIA, VMware e Amazon. As principais são:

AWS Certified Cloud Practitioner: a Amazon é o maior fornecedor deste tipo de serviços e a sua certificação confirma sua capacidade de projetar e implementar ambientes de nuvem usando a Amazon Web Services.
CompTIA cloud +: cobre os principais elementos da computação em nuvem, incluindo configuração, implementação, segurança, gestão e solução de problemas.
 VMware Certified Professional – Cloud Management and Automation: a virtualização é a base da computação em nuvem e a VMware disponibiliza a certificação VCP-CMA 2021 na gestão de virtualização de data center por meio do VMware vSphere 6.0 e vRealize em ambientes de nuvem.
Development lifecycle and deployment pela Salesforce: existe uma enorme procura por especialistas neste CRM baseado em nuvem. É uma certificação base para quem pretende tornar-se num arquiteto de sistemas certificado pela Salesforce.
Associate Cloud Engineer: é uma certificação de nível intermédio que se concentra nas competências fundamentais de implementação de aplicações, monitorização e manutenção de projetos no Google Cloud.

Melhores certificações em Base de Dados, Análise e outras Tecnologias de Dados

As tecnologias relacionadas com base de dados são fundamentais nas operações de IT. Estas certificações também tendem a ser construídas em volta de uma plataforma de um único fornecedor.

Oracle Database Certification Paths: Oracle, o líder mundial de base de dados, oferece uma grande diversidade de certificados para diferentes necessidades: base de dados, gestão de base de dados e desenvolvimento de aplicações de base de dados, análise, armazenamento de dados e Big Data.
SQL Database Administration: a Microsoft disponibiliza uma variedade de certificações, onde estão incluídos temas como a gestão de base de dados, Business Intelligence, gestão e análise de dados.
CCIE Data Center Certification: esta certificação da Cisco promove o melhoramento de competências especializadas e necessárias para planear, preparar, operar, monitorizar e resolver problemas de redes relacionadas com base de dados complexos.

Profissionais certificados, além de muito procurados pelas equipas de recrutamento, evidenciam o seu empenho em desenvolver as suas hard skills e soft skills, tendo em conta as necessidades mais emergentes do mercado, tendo por isso, hipóteses muito consistentes para progressão de carreira.

// Gostou do artigo? Partilhe-o nas redes sociais