Hoje venho falar-vos como escrever um currículo perfeito.

O currículo deve conter idealmente entre 1 a 2 páginas. Já quanto ao seu formato, existem vários, sendo o mais conhecido o modelo Euro Pass. No entanto, já há diversas plataformas que disponibilizam templates e o candidato deverá selecionar aquele se enquadrar no seu perfil e nas suas experiências. Dando um exemplo, alguém que pretenda candidatar-se a uma oferta de comunicação e imagem deve apostar num currículo mais arrojado, demonstrando algumas skills técnicas.

Em termos de estrutura, o currículo deve conter no cabeçalho um pequeno resumo com os anos de experiência, as funções desempenhadas, bem como as competências. Já em termos de informações pessoais, deve conter o nome, os contactos (telefónico, email, redes sociais, nomeadamente o Linkedin), localidade e a idade. As experiências exibidas no CV deverão ser aquelas mais relevantes para o cargo para o qual se candidata, começando na mais anterior para a mais recente, não esquecendo de mencionar especificamente as respetivas datas.

Se considerar pertinente, pode também partilhar alguns cursos, seminários ou workshops nos quais tenha estado inserido e que sejam importantes para o cargo, anexando também os devidos certificados.

Os seus interesses também são importantes para o desempenho das suas funções, nomeadamente: voluntariado, prática de desporto, etc., que vão despoletar algumas competências essenciais (por exemplo, trabalhar em equipa). O curriculo deve estar estruturado de forma sucinta, com a informação estruturada, organizada, objetiva, para que haja uma identificação rápida e eficaz entre o candidato e o perfil pretendido para a função.

Assim sendo, o seu currículo é o seu cartão de visita, o primeiro contacto com o recrutador ou com a empresa. Por isso, deve ser o mais clean e impactante possível, mostrando as suas mais valias, para que seja chamado para uma entrevista.

No nosso blog poderá encontrar mais informação sobre como escrever um currículo e sobre outras temáticas.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.