Onde pesquisar informações sobre as empresas?

Website da empresa

Desde que a empresa tenha presença digital, será através do seu website que vai ficar a conhecer mais detalhes sobre a mesma e encontrar grande parte da informação necessária, de forma condensada. Para além de todo o conteúdo que poderá encontrar no site institucional, existe um pormenor que poderá passar despercebido numa primeira visita: o tom da comunicação utilizado.

Analisar cuidadosamente o tom e certos termos utilizados por uma empresa no seu website, irá desvendar um pouco mais sobre o seu próprio ambiente corporativo, pois existem palavras que irão surgir de forma mais repetitiva e que são, na verdade, bastante reveladoras no que toca à sua própria identidade.

Num ambiente de trabalho, por exemplo, o que prefere: um ambiente em que os colegas se tratam quase como família ou precisa de manter alguma distância entre o que é trabalho e vida pessoal?

Redes Sociais

Numa pesquisa sobre determinada empresa, é importante que pesquise também as suas redes sociais e qual o nível de interação com o seu público e objetivo pretendido com a sua presença. Desta forma terá uma ideia de como a empresa pretende ser vista por cada público que a segue, em cada plataforma. Do Facebook ao Twitter, passando também pelo Instagram, é interessante que possa seguir empresas do seu interesse, pois irá receber as suas atualizações em primeira mão.

Em situações em que seja visível que a empresa não se encontre no pico da sua performance, ou que, em algum momento, considera que existe margem para melhoria no que toca à estratégia de conteúdos, poderá ter uma oportunidade para sugerir melhorias na sua interação digital.

Num contexto profissional, e se falamos de redes sociais, é impossível não incluirmos a plataforma LinkedIn. Com um enquadramento mais profissional, é aqui que pode encontrar mais informações sobre uma empresa, ofertas de emprego, conexões suas que lá trabalham e até empresas relacionadas.

Motores de Busca

É já trivial, mas nunca é demais referir que motores de busca, como o Google, são dos locais mais privilegiados para obter informações sobre qualquer assunto. Também através deste meio poderá saber mais sobre a empresa através da qual está inserido num processo de recrutamento.

Conexões e associações

Neste ponto da sua carreira profissional, é importante procurar opiniões de confiança que o possam ajudar nesta mudança profissional. Desde familiares, amigos ou colegas, procure pessoas que possam dar-lhe a conhecer informações privilegiadas sobre determinada empresa e sua cultura. Da mesma forma procure perceber se existem oportunidades em aberto na sua área.

Se acabou de se formar e ainda está a construir a sua rede de contactos, conectar-se a ex-alunos poderá ser bastante vantajoso para obter informações sobre a indústria ou a empresa onde se revê a trabalhar nos próximos anos. Para o efeito, também as associações de ex-alunos poderão ajudá-lo nesta tarefa, na medida em que poderá ter contacto com pessoas já estabelecidas na área, que poderão encaminhá-lo nesta nova jornada.

Que informação deve pesquisar sobre uma empresa antes da sua entrevista de emprego?

Que competências e experiência são procuradas pela empresa?

Numa primeira instância, é necessário saber o que a empresa pretende num perfil qualificado, de forma a poder alinhar-se com o que é requisitado. Procurar mais informações na página de carreiras ou de oportunidade de emprego poderá ser bastante útil para se contextualizar sobre o tipo de profissional que a empresa procura.

Procure mais sobre a identidade da empresa

Quando se encontra a pesquisar ativamente por um novo emprego, além do salário e restantes benefícios, os profissionais são atraídos também por outros fatores relevantes que constituem a identidade de uma empresa, como: a sua missão principal, interesses e valores. De que forma estes elementos se alinham com o seu perfil?

Se, por exemplo, valoriza e se preocupa com a responsabilidade social, talvez seja indicado procurar uma empresa cuja operação tenha uma atuação no mercado sustentável neste sentido.

Saiba mais sobre os benefícios para colaboradores

Muito profissionais, quando questionados sobre o que priorizam na escolha de uma empresa para trabalhar, admitem também ser atraídos por outras benefícios que não apenas um melhor salário. Procure saber mais sobre a dinâmica da empresa e pondere se a mesma se alinha com os seus interesses, objetivos e paixões.

Notícias e eventos relacionados com a empresa

No momento de pesquisa sobre uma empresa, entre o seu próprio website e redes sociais, muitas empresas atualmente, canalizam bastante os seus esforços na criação de conteúdo próprio a ser alojado num blog.

Para além destes canais, é importante acompanhar de perto o que é dito na imprensa, sobre importantes mudanças ocorridas na linha do tempo, como por exemplo: aquisições, fusões, resultados, um novo CEO ou, num pior cenário, demissões de colaboradores.

Estas informações são determinantes para a sua análise, pois podem representar uma oportunidade para si, mas também poderão representar um ambiente volátil, consoante o teor da informação que reunir.

Compreenda a operação do negócio

Não menos importante do que saber o propósito da empresa, é saber o que ela faz para se manter ativa na indústria em que opera. Indústria essa que, enquanto candidato, deverá saber, para bem da sua primeira impressão em entrevista de emprego. Bem como o seu portfólio de produtos, serviços e clientes.

Saber há quanto tempo a empresa existe, ou se se encontra num dado mercado, também irá ajudar na avaliação do seu nível de maturação no tecido empresarial. Consolidadas todas estas informações, conseguirá uma visão mais clara sobre a estabilidade do negócio.

Com esta análise prévia, conhecerá de forma mais abrangente aquela que poderá ser a empresa onde pode vir a trabalhar no futuro, por outro lado, terá também uma maior segurança para apresentar sugestões de melhoria numa primeira reunião de emprego.

Quem é a principal concorrência?

Se o ponto anterior foi de extrema importância para se distanciar de outros profissionais que competem pelo mesmo lugar, com este ficará mais predisposto a permanecer na memória do recrutador após a entrevista de emprego.

Saber detalhes sobre a indústria em que a empresa atua, bem como alguns aspetos referentes à sua concorrência, no que concerne a pontos positivos e negativos, poderá conferir outro entusiasmo na dinâmica da reunião de trabalho, pois irá certamente merecer a atenção do recrutador.

Analise a liderança da empresa

Não há dúvidas de que as empresas são feitas das pessoas. E são estas que dão o rumo às organizações. No seu trabalho de pesquisa sobre aquela que pode ser a sua futura empresa, nunca é demais saber quem são as pessoas que ocupam cargos estratégicos na sua estrutura, sejam eles executivos, diretores ou outros.

Também nesta tarefa o LinkedIn poderá facilitar-lhe a recolha de informação, na medida em que, com uma das suas últimas atualizações, é agora possível pesquisar uma empresa e dentro da mesma, aplicar um filtro para pesquisar profissionais que nela trabalham, por cargo, formação ou outra condição. Igualmente interessante, será explorar trabalhos produzidos por esses profissionais ou em que foram intervenientes, sejam textos de opinião, entrevistas, livros ou outros.

Quem é a pessoa que o vai entrevistar?

Antes da sua entrevista de emprego, e no caso de ter acesso a dados como: o nome da pessoa que o vai entrevistar e/ou o seu cargo dentro da empresa, poderá ter uma ajuda adicional para uma pesquisa prévia. Como já mencionámos, uma plataforma como o LinkedIn terá um papel fundamental nesta fase, pois irá ajudá-lo a perceber quem é esta pessoa, o seu percurso profissional na empresa e até mesmo alguns interesses em comum que, em conversa durante a entrevista, poderão servir de desbloqueio e reduzir algum nervosismo.

Prepare-se da melhor forma para a entrevista de emprego

Neste ponto da leitura já percorreu os principais tópicos que deverá considerar quando pesquisa informações sobre uma empresa. Está agora mais informado sobre a mesma, por isso, mais preparado para a sua entrevista de emprego. Contudo, neste percurso poderão ainda assim sempre existir algumas dúvidas que só em conversa com o recrutador poderão ser dissipadas. Neste caso, guarde as questões. Existirá tempo suficiente para fazer algumas perguntas na entrevista de emprego.

Por fim, e como sabemos que o seu objetivo é distanciar-se dos outros profissionais que anseiam também pela mesma vaga de emprego, deixamos mais uma dica: prepare-se para as perguntas mais frequentes em entrevista de emprego.

Boa sorte!

A equipa
Human Profiler

 

Descubra as nossas oportunidades de emprego

// GOSTOU DO ARTIGO? PARTILHE-O NAS REDES SOCIAIS