Hoje trago-vos algumas dicas de como procurar emprego em tempo de quarentena. Inicialmente precisamos de fazer uma análise de mercado, isto porque o mercado português encontrava-se numa fase, que podemos diagnosticar como positiva antes da situação de pandemia e que contava com uma taxa de desemprego de 6,5%. Atualmente e dadas as circunstâncias, o mercado terá de se reajustar e readaptar, por isso, hoje partilhamos algumas dicas de como procurar emprego nesta altura.

Para aqueles que se encontram empregados e já tinham ponderado a mudança de emprego

Pondere todos os cenários

A dica número 1 é que façam um balanço entre os aspetos positivos e menos positivos do local onde trabalham, para tomarem uma decisão conscienciosa daquilo que devem fazer.

Procure a oportunidade de emprego certa

A dica número 2 é visitarem o blog da Human Profiler, onde existem vários artigos que abordam diferentes temas: como ser feliz no trabalho; como manter o emprego, etc. 

Para quem está ativamente à procura de emprego neste período de quarentena

Faça uma projeção para o seu futuro

A dica número 1 é que estabeleçam o vosso foco. Façam uma análise da vossa experiência no passado, no presente e onde querem chegar no futuro, para direcionarem as vossas pesquisas e as vagas às quais se querem candidatar.

Acompanhe as nossas redes sociais para ver ofertas de emprego

A dica número 2 é que visitem o site da Human Profiler e nos sigam nas redes sociais, especialmente no Linkedin, onde publicamos com regularidade as oportunidades de emprego que temos em aberto.

Prepare a sua carta de apresentação e carta de motivação

A dica número 3 passa pela carta de apresentação e de motivação. Ambas não devem exceder os dois parágrafos e tal como o nome indica, a de apresentação deve abordar aquilo que vocês são e a de motivação, aquilo que vos move a querer trabalhar naquela empresa.

Prepare-se da melhor forma para as entrevistas de emprego

A dica número 4 passa pela preparação das entrevistas e podem encontrar no nosso blog alguns artigos de como fazê-lo, quais as perguntas mais frequentes, etc.

Dica extra: apontem sempre a data e a vaga à qual se candidatam.

Este período de quarentena é fundamental para que consigamos avaliar qual é o nosso contributo quando estamos dentro de uma empresa. Também devemos alargar os nossos contactos, aprofundar a nossa rede de networking e o Linkedin é uma ótima opção para o fazer.

Se visitarem o blog da Human Profiler encontrão um artigo que faz a distinção entre soft e hard skills. É importante que façam uma avaliação das skills que necessitam de aprofundar e melhorar fazê-lo através de workshops ou formações online. Vão até ao nosso site e redes sociais porque encontrarão muitos artigos que vos serão úteis: como serem mais produtivos no trabalho, quais os estilos de comunicação existentes e muito mais. Estamos à distância de um clique.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.