Longe vão os tempos em que as pessoas se formavam e encontravam um emprego que se perpetuava para a vida. Hoje, cada vez mais, existe uma vontade constante de obter um sentimento de realização profissional, ainda que isso implique algumas mudanças.

Se está a procurar emprego, este artigo irá ajudar a preparar uma busca ativa pela nova oportunidade, potenciando todos os recursos que facilmente tem já à sua disposição.

Atualize o seu currículo

Sem dúvida um dos passos mais importantes. Antes de submeter a sua candidatura a qualquer vaga de emprego, deve garantir que o seu currículo está atual, de forma a que os recrutadores possam ficar a par das suas mais recentes experiências e competências. Lembre-se, deverá escrever um currículo de forma única e personalizada. Cada oportunidade é ímpar, e por isso, deverá adaptar o seu documento a cada processo.

Junte-se a grupos de networking

Hoje em dia, no meio digital, existem grupos de discussão sobre praticamente tudo. Acompanhe a indústria na qual pretende vir a trabalhar, não só para ficar a par das últimas novidades e tendências, mas também para construir uma rede de contactos e possivelmente encontrar novas oportunidades.

Não se esqueça dos amigos e da família

Nos espaços de trabalho, cada vez mais assistimos à referenciação de novo talento para as empresas. É transmitida a possibilidade e a confiança para os colaboradores referenciarem novos profissionais até mesmo antes de ser aberta uma vaga de emprego. Deste forma, comunique a sua intenção de procurar emprego a um amigo ou familiar. Existe a hipótese de o comunicar a várias pessoas a operar em diferentes indústrias e assim ser mais fácil recordarem-se de si da próxima vez que existir uma nova oportunidade de emprego em cada empresa.

Experimente um estágio

Dependendo da fase em que se encontra na sua carreira, um estágio poderá ser uma excelente porta de entrada para uma área onde é recém-chegado. É concebível que, à partida, um cenário destes seja mais enquadrado a um profissional que tenha recentemente finalizado uma graduação e procura inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, consideramos que em qualquer altura da sua vida profissional pode ser motivo para ingressar numa oportunidade nestes moldes. Imagine que, em algum momento, decide mudar de carreira profissional para uma área completamente distinta da sua. Poderá haver pouca ou nenhuma possibilidade de transição de skills técnicas. Desta forma, e após finalizados os seus estudos e todos os preparativos para a mudança, poderá ser uma excelente forma de adquirir experiência numa nova área que é completamente nova para si.

Revisite a sua universidade

Se frequentou a universidade ou outra instituição de ensino pode ser uma boa altura para revisitar as pessoas que fizeram parte do seu percurso de formação. As possibilidades de sucesso são várias, pois a universidade terá certamente parcerias com empresas e, frequentemente, quando são colocadas novas oportunidades de emprego, são comunicadas aos parceiros de ensino. Por outro lado, já se imaginou a dar aulas? Haverá sempre espaço para ponderar o início de carreira como docente. Todos os professores já foram alunos e, além disso, poderá ser uma profissão conjugada com outras atividades, pois por vezes é desenvolvida em tempo parcial.

Contacte empresas de recrutamento

Se prefere confiar esta importante transição profissional numa empresa de recrutamento especializado, os benefícios poderão ser consideráveis na medida em que, em carteira, este tipo de empresas opera com clientes de vários setores de negócio e indústrias com diferentes volumes. No caso da Human Profiler, somos especialistas em IT Outsourcing e recrutamento especializado há mais de 10 anos no mercado. Fazemos o match entre as necessidades dos profissionais que depositam confiança em nós e as empresas a recrutar. Através do nosso website, poderá candidatar-se a várias oportunidades de emprego ou, se preferir, enviar-nos a sua candidatura espontânea.

Inscreva-se em portais de emprego

Não em detrimento do ponto anterior, mas como complemento, se opta por assumir o comando e procurar por si a sua próxima oportunidade, hoje em dia existem vários portais cujo objetivo passa por ser o canal de comunicação entre profissionais de várias áreas e empresas com necessidades de recrutamento. O Xchange Job é uma plataforma de ofertas de emprego através da qual, como candidato, poderá realizar o seu registo de forma totalmente gratuita, anexar o seu currículo e procurar as mais recentes oportunidades de emprego para submeter a sua candidatura.

Faça uma lista de empresas

Se já tem uma ideia clara do setor e do tipo de empresa onde pretende trabalhar, talvez seja altura de efetuar um levantamento de nomes de empresas e reunir o máximo informação cada uma delas. O objetivo é que em primeiro lugar, possa conhecer realmente a identidade da empresa – o que faz no mercado, qual a sua missão e apurar se de facto se revê na sua filosofia organizacional. De seguida, procure por páginas relacionadas com carreiras dentro do seu website. Na maioria dos casos, dispõem de uma listagem com as ofertas de emprego em aberto no momento ou forma de submeter uma candidatura espontânea. Existem outros métodos de procurar mais informação sobre uma empresa, como é o caso das redes sociais.

Fique a par dos eventos de emprego

Cada vez mais assistimos a eventos com o objetivo de aproximar empresas a potenciais candidatos. As feiras de emprego são já bastante recorrentes e, ao longo do ano, acontecem seja para uma área específica ou mais abrangente, atendendo a várias indústrias. O melhor será acompanhar edições relacionadas com emprego e recrutamento em geral, pois serão um excelente canal para saber as datas em que este tipo de evento irá decorrer. Consulte os folhetos ou outros materiais promocionais previamente para que, com antecedência, possa saber que empresas farão parte do evento e, deste modo, preparar-se da melhor forma.

Construa a sua marca

Possivelmente, o primeiro contacto que uma empresa terá consigo será através das redes sociais. Hoje em dia, canais como o LinkedIn funcionam como um importante meio para encontrar o candidato ideal. Não apenas nesta rede social profissional, mas em qualquer plataforma onde tenha informação sua, deverá aprimorar a sua imagem em prol do seu objetivo, pois o meio digital também é uma ótima oportunidade para se promover como profissional e dar a conhecer às partes interessadas todo o seu potencial.

Contacte antigos colegas

Já não restam dúvidas sobre o quão poderoso poderá ser o networking. Existe sempre um amigo ou antigo colega de escola que trabalha em certa empresa ou que conhece alguém a trabalhar em certa indústria, que poderá ajudá-lo a procurar emprego. No caso de antigos colegas, a vantagem passa por, provavelmente, serem da mesma área e que poderão conhecer oportunidades que realmente valem a pena.

Prepare-se para entrevistas

A sua jornada para encontrar emprego continua e não menos importante que procurar a oportunidade ideal, é estar preparado para quando estiver em entrevista de emprego. Pode ter o currículo ideal para o cargo, mas se não conseguir vender-se enquanto profissional poderá ficar aquém das expectativas dos recrutadores. Esteja preparado para as possíveis perguntas que podem ser colocadas em entrevista e, para que possa estar um passo à frente, planeie antecipadamente algumas questões relevantes ao cargo para serem colocadas à equipa responsável pelo recrutamento.

Pondere trabalhar por conta própria

Sim, ser o seu próprio chefe. Muitos profissionais vivem quase assombrados com a ideia de trabalhar por conta própria pelo risco e falta de segurança que possam estar associados. Se tiver uma ideia de negócio viável, poderá ser uma das melhores decisões a tomar na sua vida profissional. Hoje em dia já existem várias plataformas onde o objetivo passa por promover serviços profissionais e, assim, começar a construir a sua carteira de clientes, com todos os benefícios e desafios que este regime de trabalho apresenta.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.