Recrutar novos colaboradores e fazer novas integrações na equipa em regime de home office compreende uma estruturação bem distinta. Nesse sentido, a nossa Business Manager, Marta Martins partilha algumas práticas e utilizadas na Human Profiler e que contribuem para simplificar esta operação.

Ainda que a linguagem corporal nos possa trazer muita informação útil, neste momento, no processo de recrutamento não existe contacto presencial, existem sim ferramentas de trabalho online que simplificam em parte essa tarefa, como: Skype, Zoom, WhatsApp.

Integrar um novo colega, exige um pouco mais de esforço e compreensão, é uma fase de formação e de aquisição de conhecimento do novo elemento, que tem pouca autonomia ainda. O trabalho em equipa é por isso, essencial, e mesmo que todo o trabalho e acompanhamento aconteçam de maneira remota, há que manter estabilidade e consistência ao nível da comunicação e de feedback.

O contacto entre os vários elementos da equipa é diário, e é feito por via de algumas plataformas. Na Human Profiler as pessoas não são consideradas mais um número, mas sim pessoas com diferentes competências e valias.

Certamente que uma comunicação presencial facilita na interpretação e nas sessões de esclarecimento, porém, e dadas as circunstâncias que vivemos atualmente, devemos optar por uma postura mais flexível, o que permitirá consequentemente estabelecer elos de maior confiança entre a equipa. Apenas o local de trabalho mudou temporariamente, a cultura organizacional mantém-se.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.