Hoje venho falar sobre o grande desafio que é trabalhar em casa com crianças, comparando com o trabalho em escritório. Nesse sentido, eu e o pai, que trabalhamos os dois em casa, acabamos por ter de definir algumas regras que nos ajudam a desenvolver o trabalho da melhor forma possível, para o entregarmos com a melhor qualidade e o maior rigor, que nos define enquanto profissionais.

Predefinição de horários

O foco número um acaba por ser sobretudo a predefinição de horários. Tudo o que seja prioritário tem um espaço na nossa agenda, para que não se sobreponha ao horário do outro. Assim, um dos pais está sempre disponível para qualquer necessidade básica da criança. No nosso caso, um dos pais acaba sempre por ter a possibilidade de se focar única e exclusivamente no seu trabalho, dedicar-se da melhor forma, por exemplo em questões sobre entrevistas, reuniões, acompanhamentos de clientes, follow ups, feedbacks, tudo da melhor forma durante algum tempo e depois trocamos.

Outfit de trabalho

Acredito que a nível psicólogo, o outfit ajuda muito a estabelecer o que é o nosso tempo dentro de casa, numa situação de trabalho e numa situação de lazer. Portanto, deve fazer-se esta pequena distinção com algum tipo de diferenciação. Para as senhoras uma blusa, um vestido, alguma maquilhagem, para os senhores também uma roupa mais cuidada, não necessariamente formal, mas a roupa que habitualmente usam para ir trabalhar. Após o horário laboral, poderão vestir algo mais confortável, de forma a desligarem-se do vosso dia de trabalho.

Trabalhe em equipa

Trabalhar em equipa é algo em que acredito plenamente e que ajuda em muito. É necessário saber delegar e saber sobretudo quem é a nossa equipa – conhecê-la, confiar nela e ter a possibilidade efetivamente de pedir ajuda.

Definir tarefas diárias

Acabamos sobretudo por definir, entre o pai e a mãe, quem tem uma tarefa diária junto da criança. Por exemplo: quem dá o almoço, quem dá o banho, quem dá o jantar.

O que nós gostaríamos de saber é quais as vossas metodologias, quais as vossas dicas para aumentar a produtividade e o que funciona em vossa casa. Partilhem este tema connosco, para que possamos estabelecer um elo de ligação e para que possam ser furtuitos os vídeos que estamos a realizar.

Obrigada pela visualização, teremos em breve mais alguns vídeos de alguns elementos da equipa da Human Profiler sobre diferentes temas, que abordarão sobretudo como trabalhar em ambiente de quarentena.

GOSTOU DESTE ARTIGO? PARTILHE-O NAS REDES SOCIAIS.