Quem nunca recorreu à ‘’comida de conforto’’ para aliviar o stress? Obter uma sensação de prazer, que é gerada a partir do consumo de alguns alimentos mais calóricos, é o objetivo para alcançar um sentimento de calma e bem-estar. Acontece que em exagero, estas opções, não são saudáveis para quem precisa de gerir stress no trabalho, mas porquê? Porque quando estamos neste tipo de ambiente, o cérebro liberta determinadas hormonas que nos faz querer alimentos específicos.
Uma alimentação com muitos açúcares, cafeína, gorduras ou calorias acaba por nos tornar menos capazes de lidar com eventuais problemas, potenciando ainda mais o nível de stress. O desporto, a meditação, o yoga são eficazes para contrariar esta “alimentação emocional”, uma vez que também reforçam o senso de recompensa no cérebro.
Uma dieta rica em carboidratos mais complexos fomenta o nosso foco e concentração e ajuda também a recarregar a energia do nosso cérebro. Estes alimentos dão força para aprender a lidar com as pressões e superar momentos mais tensos.