No artigo de hoje venho falar-vos sobre algumas estratégias de comunicação e de dicas para as equipas em trabalho remoto.

Definição dos papéis

O ponto número um diz respeito à definição dos papeis. É importante que cada colaborador tenha noção do seu impacto no negócio e qual é a sua posição e função. Posteriormente, o gestor, juntamente com todos os colaboradores, deve ser aquele que vai gerir as expectativas da equipa. É essencial que todos saibam o que é esperado de cada um e o papel que vão ter ao longo deste processo.

Ferramentas úteis

No ponto número dois vamos falar de algumas ferramentas e aplicações que podem ser bastante uteis no que diz respeito à organização do fluxo de trabalho. Aplicações tais como: Skype, zoom ou até WhatsApp vídeo, são aquelas que nos vão permitir estar face to face, ainda que de uma forma digital com a nossa equipa de trabalho.

Definir metas

Em terceiro lugar: definir metas. Em trabalho remoto, as metas são cada vez mais importantes e ganham uma preponderância maior, o que vai permitir a cada colaborador saber onde está, qual é o caminho a seguir, para o objetivo atingir.

Comunicação & Feedback

Uma das coisas mais importantes para melhorar a comunicação em equipas de trabalho remoto é saber ouvir. Estimule as pessoas a falar, a apontar problemas e através de brainstormings, vai chegar-se a propostas de melhoria. Uma das melhores formas de dar feedback é através de pequenas reuniões, tanto ao nível do briefing, como a pontos de situação relativamente aos processos que estão a ser desenvolvidos.

Medo da mudança

Não tenha medo da mudança. O próprio mercado está em constante mutação e nós temos de ter a capacidade de nos adaptarmos a ele, para isso, as equipas mais competentes são aquelas que conseguem responder com a maior agilidade.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.