Seja uma carreira mais sustentada pela tecnologia ou não, a área deverá ser relevante ainda por algumas décadas, o que lhe vai garantir alguma segurança na sua decisão a longo prazo. Na sua escolha, deverá também analisar áreas onde a procura supera a oferta de profissionais. Quanto maior a procura, maior controlo terá naquilo que poderá projetar para a sua futura nova vida profissional e em que tipo de empresa se enquadraria a trabalhar.
Da mesma forma, se a área que procura requer mais uma formação de nível académico, pondere, pois terá de ingressar no ensino superior por mais 3 anos, no mínimo, antes de se estabelecer na área. Em vez disso, analise quanto tempo irá precisar para exercer funções nesta nova área profissional em pleno, bem como a curva de aprendizagem e experiência para se poder vir a estabelecer como sénior no seu novo cargo. O ideal será sempre uma área onde consiga alcançar os melhores níveis de desempenho e ser um especialista, no menor tempo possível.
Não menos importante a considerar quando decidir traçar um novo percurso profissional, deverá ser a ponderação por uma área na qual se sinta motivado e em que tenha prazer a trabalhar. Lembre-se que, mesmo podendo optar por uma área diferente, o mais provável deverá ser também trabalhar as 40 horas semanais. Avalie se é com esta mudança que vai alcançar a felicidade no trabalho com que sempre sonhou.