Imagine chegar a uma entrevista e sentir que está completamente de mãos vazias. Não no sentido literal, mas sem qualquer tipo de preparação. Pode custar-lhe a oportunidade de emprego pela qual tanto esperou.

Para evitar o pior cenário, este artigo irá ajudá-lo com o que levar numa entrevista de emprego. Conheça todos os pormenores a que deve atender na preparação da reunião, a partir do momento em que a empresa entra em contacto consigo.

O que deve levar para uma entrevista de emprego?

Identificação

Apesar de poder parecer óbvio, umas das primeiras coisas a confirmar se leva para uma entrevista de emprego é o seu documento de identificação. O local da entrevista poderá ser num edifício onde é necessário fornecer a identificação para consulta e gestão de entradas ou até para permanecer com a segurança do edifico até findada a reunião com a empresa.

Informações sobre a empresa

Antes de concorrer a uma oferta de emprego, no caso de se saber o nome da empresa para a qual poderá vir a trabalhar, é imprescindível conhecer um pouco sobre o que esta faz, em que indústria opera e por que valores se rege. Este requisito torna-se fundamental a partir do momento em que é selecionado para uma entrevista de emprego. Através de um simples dispositivo com acesso à Internet poderá saber informações sobre a empresa como:

  • Cultura da empresa, missão e valores
  • Clientes, produtos e serviços
  • Notícias e recentes eventos sobre a empresa
  • Pessoa que o vai entrevistar

Direções e contactos do local da entrevista

Se existe altura em que que não vai querer perder-se é no dia em que tem a tão esperada entrevista de emprego. Por mais tecnológicos que sejamos nos dias de hoje, irá sempre existir um telemóvel sem bateria, um plafond de dados móveis excedido ou um esquecimento da morada que o vão fazer falhar a hora do seu compromisso e, no pior dos cenários, o seu futuro emprego. Nada como o papel nestas situações. Aponte a morada do local de entrevista e estude formas de lá chegar dias antes da reunião. Aponte também o nome da empresa e nome da pessoa que o vai entrevistar – são pormenores básicos, mas que continuam a ser descurados por pessoas à procura de emprego. Tome nota ainda de um contacto válido, pois por mais bem preparado que esteja, existem sempre contratempos que não pode controlar. Nesse caso, avise a empresa o mais atempadamente possível.

Cópias do seu CV

Regra geral, os recrutadores irão entrevistá-lo com uma cópia do CV em sua posse. Contudo, um esquecimento ou uma falha informática poderão comprometer a impressão deste documento que espelha tudo aquilo que o faz acreditar ser o candidato ideal à vaga. Por precaução, a nossa sugestão é que leve sempre algumas cópias impressas consigo.

Dica: Se souber o número exato de pessoas que vão reunir consigo em entrevista, leve esse número de cópias mais uma – para si. Ao longo da entrevista, poderá ser útil para servir de guia para salientar algum ponto pertinente em algum momento da reunião.

Caneta e bloco de notas

Quando se candidata a uma vaga de emprego, no anúncio existem muitos detalhes sobre uma dada vaga. Se for selecionado para entrevista, poderão ser facultados mais alguns detalhes por telefone. Contudo, seja qual for a área, existe informação que só é comunicada presencialmente em entrevista. Certifique-se que leva caneta e bloco de notas para, no decorrer da entrevista, apontar todas as notas que considere relevantes sobre este novo potencial cargo que pode ser seu. Este lembrete irá ajudá-lo, não só a ganhar alguma notoriedade na mente do recrutador como também o poderá auxiliar nalgum esquema, raciocínio ou exemplificação que pretenda resolver em papel.

Questões frequentes em entrevista

Seja qual for o sector para o qual está a concorrer, existem sempre algumas questões colocadas por recrutadores que são transversais a vários processos. Para completar todo o seu trabalho de preparação para a entrevista de emprego conheça algumas das questões mais frequentes que lhe podem ser colocadas.

Questões a colocar ao recrutador

Aquando a análise da empresa para o qual está a concorrer, irão existir certamente algumas questões acerca da empresa ou do processo de recrutamento. Se assim for, anote todas as questões antes da entrevista por forma a, no final da reunião, poder apresentá-las ao recrutador de forma a não ficar com dúvidas.

Portfólio

Dependendo da indústria em que trabalha, poderá ser interessante complementar a sua entrevista com mostras concretas do seu trabalho realizado até à data. Este ponto ganha uma extrema relevância se opera na área criativa como publicidade, design, arquitetura, etc. Se optar por alojar os seus trabalhos realizados na Internet, pode sempre partilhar a hiperligação com o recrutador, para consulta mais tarde.

Referências

Numa entrevista de emprego, um dos seus objetivos será certamente que o processo flua e que a contratação aconteça o mais rápido possível. O recrutador poderá perguntar-lhe sobre referências, por isso, em vez de enviar depois da entrevista, no caso de ser solicitado, prepare uma lista de pessoas e contactos não relacionadas consigo, mas que consigam comprovar as capacidades necessárias pelas quais está na lista de um dos potenciais profissionais para o cargo em questão.

Cartões de visita

Apesar de ser considerado algo redundante, pois os seus contactos devem já estar incluídos no seu currículo, poderá sempre ter alguns cartões de visita consigo. Por precaução, são fáceis de transportar e nunca se sabe quando vai precisar de dar um.

Pasta

Para uma entrevista de emprego são necessários alguns documentos. Uma pasta irá facilitar todo o acesso e armazenamento de papeis que irá levar consigo. Este simples ato não só o ajudará na hora de aceder a informações de uma forma mais eficaz, como também irá transparecer uma competência bastante importante: organização, uma das soft skills mais apreciadas pelos recrutadores.

Atitude positiva

Depois deste artigo terá alguns dos mais importantes tópicos para desenvolver na preparação de uma entrevista de emprego. Mais que nunca, está preparado para conseguir aquele emprego com que idealizou. Por isso, só lhe falta mesmo encarar a oportunidade de forma positiva e lembrar-se de sorrir, pois irá transparecer entusiasmo com a posição em questão e isso poderá diferenciá-lo da sua concorrência.

O que deve NÃO deverá levar para uma entrevista de emprego?

Lembre-se: deve evitar levar para entrevista de emprego tudo aquilo que possa potencialmente distrair a atenção do recrutador, como: mastigar pastilha, levar comida/bebida visível para a reunião, perfumes demasiados activos, etc.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais.