De uma forma clara e simplificada, soft skills são a combinação das competências pessoais, sociais, comunicacionais e emocionais que irão facilitar as relações interpessoais na equipa e todo o trabalho de uma forma mais harmoniosa.

Diferenças entre soft skills e hard skills?

Ao contrário das hard skills, em que tudo pode ser medido, quantificado e ensinado (escrever melhor, programar melhor, vender mais), as soft skills não têm um carácter tão palpável. Ainda assim, não significa que não mereçam o seu esforço e dedicação a desenvolvê-las e, sobretudo, praticá-las.

Na Human Profiler sabemos que as hard skills irão sem dúvida ajudá-lo a conseguir um bom emprego. Contudo, são as suas soft skills que o irão ajudar a progredir na sua carreira profissional e alcançar o sucesso.

 

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Quais as principais soft skills a desenvolver na sua carreira?

Inteligência Emocional

Esta capacidade poderá ser um dos principais trunfos para a sua vida profissional e pessoal pois irá permitir identificar e gerir as suas emoções com mais facilidade e, desta forma, mesmo confrontado com situações menos confortáveis como frustrações ou desilusões, seguir em frente em direção ao seu objetivo independentemente dos sentimentos. Para desenvolver esta, que é uma das principais soft skills para uma carreira de sucesso, deverá dominar áreas como: Autoconhecimento pessoal, controlo emocional, auto motivação, empatia e relações interpessoais.

Atitude de Equipa

Esta é uma capacidade que, sem se aperceber, já tem trabalhado desde os seus primeiros dias. No jardim de infância, uma simples briga por um brinquedo, ou a tentativa de manipulação das regras de um jogo inventado para benefício próprio era, na verdade, apenas o início da sua vida em ambiente de trabalho e colaboração. Mais do que competir, enquanto elementos integrantes de uma equipa, devemos colaborar para a obtenção de objetivos comuns.

Seja um colaborador ou gestor de equipas, é inevitável que trabalhe com pessoas, seja em projetos ou reuniões. É necessária uma atitude positiva quando se trabalha com mais pessoas por forma a manter uma harmonia plena em equipa e isso pode ser alcançado mantendo-se aberto a novas ideias e respeitar sempre todas as hipóteses de resolução de um problema.

Resiliência

Resiliência enquanto capacidade para manter o foco nas soluções quando surgem adversidades, ultrapassando-as e criando estratégias para atingir o sucesso, mantendo a motivação.

No mundo do trabalho, e ao longo da sua carreira, o mais provável acontecer são momentos menos bons, deceções ou outras situações que o podem levar à frustração. Uma das principais soft skills é precisamente a capacidade de ter uma mentalidade de crescimento e perseverança face a situações incómodas.

Precisa de um exemplo? Lembra-se daquele trimestre em que não alcançou aquele objetivo? Certamente que sim, já todos passámos por isso. Qual foi a sua reação e como geriu a situação? Uma pessoa com a mente focada no crescimento certamente vai olhar para resultados menos positivos como uma oportunidade para identificar os seus pontos fortes e fracos, por forma a inverter a situação no trimestre seguinte. Uma mentalidade pouco flexível neste sentido irá deixar que uma perspetiva negativa o deixe sem qualquer crença na capacidade de se superar, tendo um impacto negativo no futuro.

Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, explica-nos como podemos reformular a nossa reflexão face aos constantes desafios do dia-a-dia de trabalho.

Recetividade a Feedback

Tratando-se de uma capacidade intimamente ligada à inteligência emocional abordada anteriormente, a capacidade de se estar recetivo a feedback é fundamental para uma carreira de sucesso, principalmente num novo emprego.

Na maioria dos casos, o feedback construtivo irá ajudá-lo a capacitar-se para otimizar o seu trabalho e produzir mais e melhor. Por outro lado, se reagir defensivamente criando alguma inércia à mudança, não conseguirá ajustar a sua estratégia com pontos que necessitam ser trabalhados.

Para dominar esta soft skill essencial, terá de aceitar que se recebe feedback do exterior não por determinada pessoa não gostar de si pessoalmente, mas sim porque acredita e quer que seja o melhor que pode ser. Para dominar esta soft skill essencial, deverá interpretar o feedback exterior (seja por um colega ou superior) como uma forma de potenciar as suas competências e qualidades. Poderá também, de forma voluntária, pedir feedback às pessoas com quem trabalha diretamente e assim aperfeiçoar as suas competências de uma forma mais fácil e rápida.

Capacidade de Adaptação

Seja qual for o cargo, empresa ou indústria em que trabalha, uma atitude positiva e a capacidade de adaptação à mudança irão elevá-lo a outro nível para o sucesso na sua carreira. A forma como reagimos perante problemas inesperados ou a novos contextos, como nos adaptamos e conseguimos dar resposta quase imediata para a resolução de problemas, torna-nos membros importantíssimos na organização.

O mundo dos negócios está em constante evolução, a chave é aceitar precisamente isso, não de uma perspetiva negativa, mas sim como uma oportunidade de experimentar novas estratégias, conhecer novas pessoas ou até alcançar feitos outrora nunca experimentados.

Observe atentamente o que mais o incomoda aquando uma mudança no seu ambiente de trabalho, para determinar aquilo que poderá ser discutido em equipa daquilo que carece de um desenvolvimento a nível pessoal.

Escuta Ativa

Existem de facto diferenças quando alguém ouve as palavras que lhes são ditas sem processar o seu verdadeiro significado, e quando alguém escuta ativamente o que está a dizer. Os ouvintes ativos prestam muito mais atenção em qualquer que seja a troca de informação, seja uma apresentação, reunião ou simples conversa informal, colocando perguntas ou respostas esclarecedoras. Não necessitando de ouvir as coisas por mais que uma vez, este tipo de colaboradores torna-se profissionais mais eficientes e respeitosos. Num contexto de troca de informação experimente abster-se de qualquer tipo fonte de distração e procure tomar notas sobre o tema abordado.

Atualização de Competências

Se procura um novo emprego ou procura ser promovido no seu emprego atual é imprescindível investir no seu desenvolvimento. A sua preocupação deve ser focar-se e reservar um tempo extra necessário para se tornar uma melhor pessoa e um melhor profissional em geral. Isto passa por aprender novas competências ou trabalhar com novas ferramentas, muitas vezes fora do escritório, para que o seu trabalho dentro do mesmo seja o mais eficiente possível. Lembre-se que, num contexto muito ágil e dinâmico com o atual, convém cada vez mais estar atualizado acerca competências core para o desempenho das suas funções. Poderá para isso acompanhar as tendências e melhorias práticas na sua área, através de revistas de especialidade ou nomes sonantes na área.

Estas são as soft skills que a Human Profiler procura na seleção e recrutamento de candidatos. O mais desafiante no mercado de trabalho para qualquer profissional é manter sempre uma atitude positiva em todas as situações e acreditar que pode sempre haver um resultado favorável mesmo depois de um contratempo. Acreditamos que, na maioria dos casos, as soft-skills são até mais difíceis de desenvolver/ensinar, mas a recompensa no futuro é inigualável. Por isso, sugerimos que se certifique que investe algum tempo e esforço a melhorar as suas competências em todas as etapas da sua carreira.

A equipa
Human Profiler