Hoje venho falar-vos dos principais desafios inerentes ao recrutamento em teletrabalho de novos colaboradores pelos equipa de consultores Human Profiler.

Atualmente, o Linkedin acaba por ser uma grande ferramenta como complemento aos diversos sites de emprego, tais como: Net Empregos, Expresso Emprego, Sapo Emprego. Através do Linkedin, conseguimos atingir um maior número de visualizações e é importante que cada um dos colaboradores da empresa divulgue, nas suas páginas as nossas ofertas, para que possamos atrair o maior número de talento.

Após a identificação de potenciais candidatos, passamos para a fase de entrevista. Aqui, é importante garantir que tudo corre como esperado. O candidato tem de ter acesso a um ID de Skype, para que possa mais facilmente identificar-nos e passarmos para a realização da entrevista. Se a reunião for via Zoom, é importante que exista acesso a um link para uma sala de reuniões, por outro lado, se for através de WhatsApp vídeo, o candidato deverá ter o nosso contacto direto para podermos seguir com a entrevista sem qualquer problema. A ligação da Internet deverá ser estável o suficiente para que nada falhe.

Durante a entrevista, sendo realizada numa das aplicações mencionadas anteriormente, é importante termos em atenção dois pontos. O primeiro, é manter uma escuta ativa para que possamos compreender da melhor forma aquilo que o candidato nos quer transmitir. O segundo ponto e não menos importante, tem a ver essencialmente com uma comunicação da nossa parte, que tem de ser o mais clara e objetiva, para que não fique nenhuma informação por ser compreendida da parte do candidato.

Ao longo da entrevista com o candidato, uma questão que também convém salientar é a atenção que devemos prestar à própria linguagem corporal, não menos importante que a linguagem verbal, a corporal vai-nos permitir fazer uma melhor avaliação acerca do candidato. Por último, se quiser saber mais sobre este ou outros temas, não deixe de visitar o nosso blog.

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais ou envie a um amigo.